Blog Protect

O que é a tecnologia operacional (TO)?

Por que as redes de TI e TO estão convergindo?

adm_siteadmin
29/07/2022

Para se manterem competitivas em um mercado cada vez mais digital, as empresas precisam se posicionar rapidamente mediante as mudanças do mercado. Por isso, quase 70% das corporações começaram a convergir sua infraestrutura de tecnologia da informação (TI) com suas redes de tecnologia operacional (TO), que geralmente são separadas. Mas essa manobra traz riscos.

Em uma pesquisa da Fortinet, parceiro Protect Solutions, apontou que 32% dos dispositivos de TO dentro das organizações estão diretamente conectados à internet, e outros 32% estão conectados via um gateway na empresa. O desafio ao integrar TI e TO é que esta superfície digital eleva o risco de ataques cibernéticos.

9 em cada 10 organizações sofreram pelo menos uma invasão no ano passado e 63% sofreram 3 ou mais invasões.

Boas práticas recomendadas de segurança cibernética de TO, de acordo com a Fortinet:

1. Identificar ativos, classificar e priorizar valor;
2. Segmentar a rede;
3. Analisar o tráfego em busca de ameaças e vulnerabilidades;
4. Controlar gerenciamento de identidade e acesso;
5. Proteger o acesso com e sem fio;

Seguir estas práticas pode reduzir de maneira potencial os riscos e o tempo de inatividade se um criminoso for capaz de se estabelecer em uma rede de Tecnologia Operacional.

Fonte: O que é a tecnologia operacional (TO): Informações básicas de segurança de tecnologia operacional | Fortinet

Chegou a hora da sua empresa ser digital.

Conte-nos um pouco do seu negócio e da sua necessidade, que nossa equipe de especialistas entrará em contato com você. A Protect Solutions projeta, fornece e implementa soluções para clientes de todo o Brasil, com o mais alto nível de exigência e excelência em cada projeto, pensados sob medida para as demandas da empresa.